segunda-feira , 23 outubro 2017
Capa » Página Inicial » Quem Somos

Quem Somos

AINDA: uma história de sucesso

Em 1996 um grupo de pessoas preocupadas com o fim da Associação de Deficientes de Limeira (ADEL) – uma entidade que atuava na luta dos direitos dos deficientes físicos - e também preocupadas com a ausência de políticas públicas para as  pessoas com deficiência, principalmente adultas, resolveu criar a Associação Integrada de Deficientes e Amigos, a AINDA.

O objetivo da nova entidade era reunir esforços com a sociedade em benefício das pessoas com deficiência, que eram praticamente ignoradas pelo poder público. No dia 7 de setembro de 1996 a AINDA foi oficialmente fundada.

Como toda organização não governamental, principalmente naquela época, a AINDA sofreu dificuldades para atingir seu objetivo, mas sobreviveu com a ajuda de pessoas e autoridades. Aos poucos, a sociedade começou a colaborar com a sua subsistência.

Naquela época, a AINDA atendia 15 pessoas com deficiências físicas variadas. Entre eles, alguns deficientes visuais e auditivos que permanecem até hoje frequentando as atividades propostas.

A Prefeitura Municipal de Limeira, reconhecendo o trabalho desenvolvido, cedeu uma Assistente Social, para a entidade para trabalhar com os atendidos por algumas horas na semana, fato que marcou o início do trabalho social da entidade. Passados alguns meses, a entidade começou a fornecer almoço e lanche da tarde, com auxílio de uma cozinheira e de uma secretária. Após quatro anos, a AINDA foi reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, passando a receber verba municipal e outra federal, que ajudam na manutenção.

Hoje, a AINDA é reconhecida como Utilidade Pública não só Municipal, mas também Estadual, Federal e possui registros no Conselho Municipal da Assistência Social, Secretaria da Promoção Social Municipal, Conselho Nacional de Assistência Social e Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.

Prêmio
Em 2002, a entidade recebeu o Prêmio “Personalidade de Destaque” pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira, e em 2004 a Câmara Municipal de Limeira concedeu a Medalha “DOM HELDER”, pela Câmara de Direitos Humanos e Cidadania. Esses prêmios são a comprovação de que os trabalhos realizados pela AINDA têm alcançado seus objetivos.

Com o passar dos anos, a AINDA cresceu e saiu da antiga sede na Avenida Alfredo Ferraz de Abreu e hoje está em sede própria, na Rua Boulevard La Loi, 90, bairro Centreville, graças a parceria AINDA/LIONS Centro e Norte, que permitiu a construção deste espaço, que era um sonho antigo. Após a mudança de prédio, o número de pessoas atendidas aumentou.

Na sede, eles recebem atendimento de profissionais das áreas de assistência social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiogia e terapia ocupacional, além de informática. Fazem atividades laborais (artesanato, pintura em tecido e tela, esporte, teatro) e contam também com café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Para desenvolver as atividades, a AINDA conta com parcerias de pessoas, empresas e colaboradores mensais, que ajudam a garantir as atividades do dia a dia.

Mas o grande diferencial da AINDA está no grupo de voluntários, que dão um pouco do seu valioso tempo para as ações da entidade. Qualificando os deficientes e participando dos eventos que ajudam a angariar recursos, esses voluntários colaboram ativamente na busca dos objetivos da entidade.

 

Missão
Promover a melhoria da Qualidade de Vida dos deficientes físicos, através da Inclusão Social e do Exercício Pleno da Cidadania.

Visão
Ser referência no atendimento à pessoa com Deficiência Física.

Valores

  • Respeito à Diversidade;
  • Prática do Voluntariado;
  • Responsabilidade Social;
  • Comprometimento;
  • Isenção: sócio, político, partidária e religiosa.