sexta-feira , 24 novembro 2017
Capa » Página Inicial » Quem Somos » História da AINDA

História da AINDA

Em 1996, um grupo de pessoas preocupadas com o fim da (ADEL) Associação de Deficientes de Limeira, uma entidade que atuava na luta dos direitos dos deficientes físicos resolveu criar a AINDA (Associação Integrada de Deficientes e Amigos).

A entidade pretendia reunir esforços com a sociedade em benefício das pessoas com deficiência, que eram praticamente ignoradas pelo poder público. No dia 07 de setembro de 1996, a AINDA foi oficialmente fundada: a data marcava o início da luta pela independência das pessoas com deficiência.

Aos poucos, a sociedade limeirense passou a entender a proposta da AINDA e começou a colaborar com a sua subsistência. A Prefeitura Municipal de Limeira, reconhecendo o trabalho desenvolvido, cedeu uma Assistente Social para a organização para trabalhar com os atendidos por algumas horas na semana, esse fato marcou o início do trabalho social da organização.

A ideia original era a de que os deficientes, com dificuldades de moradia, passassem a residir na sede. Todavia, a organização não dispunha de espaço suficiente e nem estrutura administrativa para manter essa ideia. Passados alguns meses, a AINDA começou a fornecer almoço e lanche da tarde, com auxílio de uma cozinheira e de uma secretária.

Tempos depois, a AINDA foi reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, passando a receber uma verba municipal e outra federal, que ajudavam na sua manutenção. Hoje a AINDA é reconhecida como Utilidade Pública não só Municipal, mas também Estadual e Federal e possui registros no Conselho Municipal da Assistência Social, Conselho Nacional de Assistência Social e Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.

O tempo foi passando, a AINDA cresceu e saiu da antiga sede situada na Avenida Alfredo Ferraz de Abreu e hoje está localizada a Rua Boulervad de La Loi, graças a parceria AINDA/LIONS Centro e Norte, que permitiu a construção deste espaço, que era um sonho antigo. Depois da mudança de prédio, o número de pessoas atendidas aumentou.

Na sede, eles recebem vários tipos de serviços, por profissionais especializados e referenciados pela NOB-RH/SUAS. A equipe é composta por: Gerente, Coordenadora Tecnica, Pedagoga, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fonoaudióloga, Psicóloga, Auxiliar administrativo, Telefonista, Serviços Gerais, Monitora, Orientadora de Artes e Fisioterapeuta. Os deficientes e familiares que participam das atividades recebem também refeições.

Para desenvolver as atividades, a AINDA conta com a parceria de algumas pessoas, empresas e colaboradores mensais que ajudam a garantir as atividades do dia a dia. Vários projetos são realizados em parceria com o CMDCA, Ministério do Turismo e Ministério do Esporte.

O grande diferencial da AINDA está no grupo de voluntários que dá um pouco do seu valioso tempo para as ações da organização. Qualificando os deficientes e participando dos eventos que ajudam a angariar recursos, esses voluntários colaboram ativamente na busca dos objetivos da organização, traduzindo na nobre Missão da AINDA, que é a de “Promover a melhoria da qualidade de vida dos deficientes físicos, através da inclusão social e do exercício pleno da cidadania”.