segunda-feira , 23 outubro 2017
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Projeto Inclusão em Ação

Proj inclusão
Através de parceria firmada em janeiro de 2016 com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) está sendo desenvolvido o seguinte projeto:

PROJETO INCLUSÃO EM AÇÃO:
Tem como objetivo esclarecer e sensibilizar os alunos de 09 a 12 anos sobre o tema deficiência, em 4 escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Limeira, para que se tornem conhecedores e disseminadores dos conceitos de deficiência e inclusão, favorecendo a integração e inclusão escolar/social das pessoas com deficiência.

Cronograma e escolas selecionadas:

Escola Data
EMEIEF José Roberto Brás 16/março/2016
13 de abril de 2016
EMEIEF José Justino Castilho 11/maio/2016
15/ junho/2016
EMEIEF Major José Levy Sobrinho 17/agosto/2016
21/setembro/2016
EMEIEF Evangelina Mauro 26/outubro/2016
16/novembro/2016

 

Nos meses de março e abril realizamos o Projeto Inclusão em Ação, composto por palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis na EMEIEF José Roberto Brás, atingindo diretamente 52 alunos e seus respectivos professores.
A escola e os alunos foram muito receptivos e demonstraram imensa satisfação com o aprendizado obtido, se comprometendo a serem multiplicadores do conceito inclusão!!

Nos meses de maio e junho realizamos o Projeto Inclusão em Ação, composto por palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis na EMEIEF José Justino Castilho, atingindo diretamente 47 alunos e seus respectivos professores.
A escola e os alunos foram muito participativos e demonstraram imensa satisfação com o aprendizado obtido, se comprometendo a serem multiplicadores do conceito inclusão!!

O mês de julho de 2016 foi de intenso trabalho com readequação dos materiais que a equipe julgou necessária para melhor aproveitamento do projeto pelo público alvo. Desta forma realizamos reuniões internas e relatórios para monitoramento dos trabalhos e verificação das metas e dos objetivos do Projeto Inclusão em Ação. Assim, pudemos observar que tais metas e objetivos vêm sendo alcançados com sucesso.
Em agosto de 2016 foi realizado na EMEIEF Major José Levy Sobrinho a 1ª etapa do Projeto Inclusão em Ação composta por palestra e vivência de deficiências. Participaram destas atividades 54 alunos, seus respectivos professores e a vice-diretora.
Os alunos foram orientados quanto à importância de multiplicarem e disseminarem o conhecimento obtido aos demais colegas da escola, familiares e comunidade de forma geral, e se mostraram com boa expectativa para realizarem a 2ª Etapa do Projeto, agendada para setembro.

No mês de setembro de 2016 foi realizado na EMEIEF Major José Levy Sobrinho a 2ª etapa do Projeto Inclusão em Ação composta por uma oficina onde os 54 alunos participantes puderam expressar através de figuras e textos o aprendizado obtido com as ações realizadas no mês anterior (agosto). Através do material desenvolvido pelos alunos foi possível a confecção de painéis que foram expostos em local estratégico para atingir os demais alunos da escola, nosso público-alvo indireto.
Em outubro deu-se continuidade no Projeto Inclusão em Ação realizando as atividades propostas para a 1ª etapa do projeto na EMEIEF Evangelina Mauro através de palestra interativa com uso de fantoches e vivência de deficiências. Participaram destas atividades 48 alunos, seus respectivos professores e a coordenadora pedagógica.

Em novembro de 2016 foi realizada a Segunda Etapa do Projeto Inclusão em Ação na EMEIEF “Evangelina Mauro”, onde os alunos realizaram uma oficina em que os 54 alunos participantes puderam expressar através de figuras e textos o aprendizado obtido com as ações realizadas no mês anterior (outubro). Após a oficina concluímos os trabalhos através de discussão das experiências vividas, sendo que as informações foram bem aceitas e absorvidas pelos alunos. Através do material desenvolvido pelos alunos foi possível a confecção de painéis que foram expostos em local estratégico para atingir os demais alunos da escola, nosso público-alvo indireto.

Durante o período do Projeto 201 alunos assistiram as apresentações teatrais e participaram das Vivências e Oficinas, e através da fixação dos cartazes confeccionados pelos alunos em locais de grande movimentação dentro das escolas possibilitamos que todos os alunos dessas 4 escolas tivessem acesso às informações fornecidas.
Assim excedemos em 25% o nosso atendimento proposto e atingimos o objetivo proposto de atender  160 alunos de forma direta, proporcionando sensibilização na compreensão da deficiência, diminuindo assim a discriminação e o preconceito no ambiente escolar e social.

Parceria:                                                              Patrocínio:

mahle             cmdca