segunda-feira , 23 outubro 2017
Capa » Projeto Sentidos

Projeto Sentidos

Projeto Sentidos

Através de parceria firmada em janeiro de 2015 com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) está sendo desenvolvido o seguinte projeto:

  • PROJETO SENTIDOS –Esclarecer e sensibilizar alunos de 8 a 11 anos sobre o tema deficiência, em escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Limeira, contemplando períodos da manhã e tarde, para que se tornem conhecedores e disseminadores dos conceitos de deficiência e inclusão, favorecendo a integração e inclusão escolar/social das pessoas com deficiência.

Cronograma e Escolas selecionadas: hora

 

Informações sobre as atividades:

EMEIEF Aldo Kuhl

Durante o mês de março de 2015 foi realizado na EMEIEF Aldo Kuhl as etapas do Projeto Sentidos compostas por uma palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis. Alunos dos períodos matutino e vespertino foram contemplados nesta etapa. Assim, no dia 09 de março participaram 45 alunos do período vespertino e no dia 11 de março participaram 36 alunos do período matutino. No evento educativo, 81 alunos selecionados por esta escola estiveram presentes. A Coordenadora Pedagógica, os Professores e funcionários da instituição também participaram.

As atividades foram bastante produtivas, pois os alunos exploraram muito bem o tema, aproveitando esse evento para questionar dúvidas, relatar experiências, expor opiniões mais humanas e demonstrando um olhar mais inclusivo após as experiências.

 

 EMEIEF Aldo Kuhl

CEIEF Rafael Afonso Leite

Durante o mês de abril de 2015 foi realizado na CEIEF Rafael Afonso Leite as etapas do Projeto Sentidos compostas por uma palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis. Alunos dos períodos matutino e vespertino foram contemplados nesta etapa. Assim, no dia 13 de abril participaram 48 alunos do período vespertino e no dia 15 de abril participaram 40 alunos do período matutino. Totalizando assim 88 alunos envolvidos no projeto educativo selecionados pela escola. A Coordenadora Pedagógica, os professores e funcionários da instituição também participaram.

As atividades foram bastante produtivas, pois os alunos exploraram o tema com facilidade, aproveitando esse evento para questionamentos  e relatos de experiências, exposição de opiniões mais humanas e demonstrando um olhar mais inclusivo após
as experiências.

CEIEF Rafael Afonso Leite CEIEF Rafael Afonso Leite

 

 

EMEIEF Major Jose Levy Sobrinho

No mês de maio, foi a vez da EMEIEF Major José Levy Sobrinho! Realizamos as etapas do Projeto Sentidos compostas por uma palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis. Ambos os períodos foram contemplados nesta etapa. Assim, no dia 11 de maio, participaram 40 alunos do período vespertino e no dia 13 de maio participaram também 40 alunos do período matutin0. Envolvemos neste projeto, um total de 80 alunos. Toda a equipe escolar participou das etapas.

Resultado: Ampliação do olhar inclusivo no ambiente escolar e, consequentemente na sociedade.

 Projeto (14) Projeto (18) Projeto (20) EMEIEF Major Jose Levy Sobrinho

 

EMEIEF Limeira

No mês de junho, foi a vez da EMEIEF Limeira! Realizamos as etapas do Projeto Sentidos compostas por uma palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis. Ambos os períodos foram contemplados nesta etapa. Assim, no dia 08 de junho, participaram 47 alunos do período vespertino e no dia 10 de junho participaram também 40 alunos do período matutino. Envolvemos neste projeto, um total de 87 alunos. Toda a equipe escolar participou das etapas.

Resultado: Ampliação do olhar inclusivo no ambiente escolar e, consequentemente na sociedade.

EMEIEF Limeira DSC08689

 

EMEIEF Noedir Tadeu Santini

No mês de agosto, foi a vez da EMEIEF Noedir Tadeu Santini. Realizamos as etapas do Projeto Sentidos compostas por uma palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis. Ambos os períodos foram contemplados nesta etapa. Assim, no dia 10 de agosto participaram 40 alunos do período vespertino e no dia 12 de agosto participaram também 40 alunos do período matutino. Envolvemos neste projeto um total de 80 alunos. Toda a equipe escolar participou das etapas.

Resultado: Ampliação do olhar inclusivo no ambiente escolar e, consequentemente na sociedade.

10 ago (1) 10 ago (2) 10 ago (3)

12 ago (1)  12 ago (3)  12 ago (2)

 

EMEIEF “Pastor Ismael Pereira Lago”

No mês de SETEMBRO foi a vez da EMEIEF “Pastor Ismael Pereira Lago”. Realizamos as etapas do Projeto Sentidos, compostas por uma palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis. Ambos os períodos foram contemplados nesta etapa. Assim, no dia 28 de Setembro participaram 40 alunos do período vespertino e no dia 30 participaram também 40 alunos do período matutino. Envolvemos neste projeto um total de 80 alunos. Toda a equipe escolar participou das etapas.

Resultado:
1. Identificação das deficiências e suas peculiaridades
2. Ampliação do olhar inclusivo no ambiente escolar
3. Mitos e verdadades sobres as deficiências
4. Alunos sensibilizados e conscientizados
5. Histórias de sucesso de familiares com deficientes trazidas pelos alunos
6. Resultados satisfatórios dos alunos em compreender a inclusão social da pessoa com deficiência na sociedade.

DSC09392  DSC09393  DSC09395  DSC09400 DSC09404  DSC09416  DSC09427  DSC09428 DSC09448  DSC09449  DSC09452  DSC09454

 

EMEIEF “Deovaldo Teixeira Carvalho”

Em Outubro foi a vez da EMEIEF “Deovaldo Teixeira Carvalho”. Realizamos as etapas do Projeto Sentidos, compostas por uma palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis. Ambos os períodos foram contemplados nesta etapa. Assim, no dia 5 de Outubro participaram 44 alunos e no dia 7 participaram 36 alunos. Envolvemos neste projeto um total de 80 alunos. Toda a equipe escolar participou das etapas.

EMEIEF “Waldemar Lucatto”

Em Novembro foi a vez da EMEIEF “Waldemar Lucatto”. Realizamos as etapas do Projeto Sentidos, compostas por uma palestra interativa, vivência de deficiências, discussão e confecção de painéis. Ambos os períodos foram contemplados nesta etapa. Assim, no dia 9 de Novembro participaram 34 alunos do período vespertino, e no dia 11 participaram 49 alunos do período matutino. Envolvemos neste projeto um total de 83 alunos. Toda a equipe escolar participou das etapas.

No decorrer do ano de 2015 realizamos o Projeto Sentidos em 8 Escolas Municipais de Limeira: EMEIEF Aldo Kuhl, CEIEF Rafael Afonsso Leite, EMEIEF Major José Levy Sobrinho, EMEIEF Limeira, EMEIEF Noedir Tadeu Santini, EMEIEF Pastor Ismael Pereira Lago, EMEIEF Deovaldo Teixeira Carvalho e EMEIEF Waldemar Lucatto.

A frequência dos alunos nas escolas ocorreu da seguinte forma:
projeto sentidos 2015

Assim atingimos o objetivo proposto de atender 640 alunos de forma direta (durante as atividades do Projeto) e os demais alunos das escolas de forma indireta através dos cartazes apresentados nos murais das escolas, proporcionando sensibilização na compreensão da deficiência, minimizando assim a discriminação e o preconceito no ambiente escolar e social.

PARCEIROS:

marca unimed - patrocinio   mahle-engine-components-slovakia-sro

grupo-estrutural