Coordenador/Professor: Nestor Rossetti Neto – CREF: 94.430-G/SP
Professor: Murilo Spolador – CREF: 99.973-G/SP
Professor voluntário: Henrique Testa (LifeCirco) – CREF: 24.936-G/SP
Docente FCA/Unicamp: Andrea Maculano Esteves
​​Estagiário(a) 2017: VAGA ABERTA – envie e-mail para nestorrossettineto@gmail.com

Patrocinadores:                                                             
jan   rene - Cópia

Parceiros:

logo lifecirco     FCA_marca

Descrição:
O Projeto Ainda Mais Esportes é realizado uma vez por semana na sede da AINDA e conta com o apoio profissional da LifeCirco e da FCA/Unicamp.
Além dos benefícios para os atendidos, o Projeto visa ajudar os profissionais da área da Educação Física Adaptada com a publicação dos planos de aula utilizados semanalmente com comentários dos professores e estagiários.

Objetivos do Projeto:
Obter melhora na qualidade de vida, aumento da resistência muscular, melhoria da coordenação motora fina e grossa, maior socialização e aumentar o senso de trabalho em equipe.

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios:
Envie seu e-mail para nestorrossettineto@gmail.com ou pelo fone/whatsapp (19) 991242665 ou venha pessoalmente conhecer nosso trabalho.

Profissionais que já contribuíram com o Projeto:
Professores:
Keyla Ferrari (Dança) – Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Atividade Física, Adaptação e Saúde pela FEF/Unicamp – 2015
Jorge do Nascimento Garcia – (CREF: 119.458-G/SP) – 2016
Estagiária: Carolina Mafra (Ciências do Esporte – FCA/Unicamp) – 2015

AINDA + ESPORTES coloca à disposição dos atendidos da Associação Integrada de Deficientes e Amigos uma série de atividades diversificadas e planejadas em conjunto entre os professores responsáveis pelo projeto.
Visando ajudar os profissionais da área da Educação Física Adaptada, disponibilizamos aqui as atividades realizadas em aula.

Mímica – Esportes Olímpicos
Materiais: Pictogramas (figuras) das Olimpíadas
Duração: de 10 a 25 minutos
Número de participantes: mínimo de 2 alunos.
Descrição: Com os pictogramas recortados dentro de um potinho (podem ser outras imagens que remetam a variados esportes também), o professor entrega para o aluno, que deve retirar um recorte e realizar o movimento do esporte que está impresso, usando qualquer parte do corpo, no intuito dos demais acertarem.
Comentário: Essa atividade é muito bem aceita pelos alunos, pois são vários esportes com gestos que vão dos mais simples e fáceis como o basquete, até os mais difíceis, como luta olímpica. De quebra, os alunos aprendem sobre os esportes que estão na grade da Olimpíada e o professor pode usar seu conhecimento e falar um pouco sobre cada um deles.
São 41 pictogramas Olímpicos e 23 Paralímpicos.

Alguns Pictogramas das Olimpíadas Rio 2016:
oli

 

 

 

 

Alguns Pictogramas das Paralimpíadas Rio 2016:
parali

 

 

 

 

Passa 10
Materiais: uma bola de plástico grande (bola de posto)
Duração: 20 a 40 minutos
Número de participantes: mínimo de 8 alunos (4 pra cada equipe)
Descrição: Separados em 2 equipes em local demarcado, cada uma terá a missão de realizar 10 passes consecutivos sem serem interceptadas, caso contrário, a contagem inicia-se novamente.
O professor pode dar variações como passar a bola para todos da equipe ou jogar a bola para fora do espaço demarcado após os passes terem sido completos.
Comentário: O professor deve atentar-se para o tempo com que cada aluno fica com a posse de bola, podendo até iniciar uma contagem de 5 segundos caso ache necessário.
Coloque regras para a interceptação de bola pela equipe adversária, fazendo com que só seja possível roubar a bola durante o passe, e não quando ela está de posse de algum aluno.

Gestos Copiados
Materiais: nenhum.
Duração: 10 a 15 minutos.
Número de participantes: mínimo de 5 alunos.
Descrição: Em círculo, sentados, o professor seleciona o primeiro aluno que deve executar um movimento simples com qualquer parte do corpo, desde levantar uma perna ou mexer o pescoço até fazer uma careta ou algum movimento referente a algum esporte. Feito isso, o aluno do seu lado deve executar o movimento feito pelo colega e adicionar um novo gesto. O próximo deve executar os dois movimentos anteriores e adicionar um novo, e assim segue sucessivamente à atividade.
Comentário: quando alguém errar ou não se lembrar de algum movimento anterior, essa pessoa não deve ser necessariamente excluída da atividade. É importante que os demais colegas a ajudem a lembrar do movimento, já que a cada aluno que vai fazendo sua parte torna a atividade ainda mais complexa.

Teatro – Momentos marcantes do esporte
Materiais: Figuras impressas de momentos marcantes do esporte com uma breve descrição.
Duração: 40 a 50 minutos.
Número de participantes: 3 a 5 grupos de 4 ou mais alunos.
Descrição: Cada grupo recebe uma figura com um momento marcante do esporte mundial ou nacional e tem de 10 a 15 minutos para elaborar uma cena teatral de modo que os demais grupos adivinhem o quê está sendo encenado.
Comentário: É importante selecionar uma imagem marcante do esporte de sua cidade para fazer com que os alunos não se interessem apenas em praticar, mas também em acompanhar e prestigiar uma modalidade que está próxima dela.

galo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Limeira, o Galo vence a Internacional por 3×1 em 07/05/2014 e sua torcida invade o campo para comemorar o acesso para a 2ª divisão do Futebol Paulista.

tyson

 

 

 

 

 

 

 

 

O boxeador Mike Tyson morde a orelha de Evander Holyfield em luta realizada no ano de 1997.

Cobra-cega
Materiais: uma venda para olhos.
Duração: 20 a 40 minutos.
Número de participantes: mínimo de 5 alunos.
Descrição: espalhados em espaço demarcado, um aluno terá os olhos vendados e o auxílio de outro aluno (sem venda) que irá guia-lo para ajuda-lo a pegar algum dos demais participantes.
Comentário: Um cadeirante pode ser guiado por quem tenha mais mobilidade, mas até mesmo dois cadeirantes podem ser os pegadores, sendo que o guia pode ajudar o pegador ditando as direções (direita, esquerda, frente).
Um pegador que apresente surdez pode ser auxiliado pelo guia com toques nos ombros para indicar a direção (toque no ombro direito para virar à direita e toque no ombro esquerdo para virar à esquerda).