História

Em 1996 um grupo de pessoas preocupadas com o fim da Associação de Deficientes de Limeira (ADEL) – uma entidade que atuava na luta dos direitos dos deficientes físicos – e também preocupadas com a ausência de políticas públicas para as  pessoas com deficiência, principalmente adultas, resolveu criar a Associação Integrada de Deficientes e Amigos, a AINDA.

O objetivo da nova entidade era reunir esforços com a sociedade em benefício das pessoas com deficiência, que eram praticamente ignoradas pelo poder público. No dia 7 de setembro de 1996 a AINDA foi oficialmente fundada.

Como toda organização não governamental, principalmente naquela época, a AINDA sofreu dificuldades para atingir seu objetivo, mas sobreviveu com a ajuda de pessoas e autoridades. Aos poucos, a sociedade começou a colaborar com a sua subsistência.

Naquela época, a AINDA atendia 15 pessoas com deficiências físicas variadas. Entre eles, alguns deficientes visuais e auditivos que permanecem até hoje frequentando as atividades propostas.

A Prefeitura Municipal de Limeira, reconhecendo o trabalho desenvolvido, cedeu uma Assistente Social, para a entidade para trabalhar com os atendidos por algumas horas na semana, fato que marcou o início do trabalho social da entidade. 

Passados alguns meses, a entidade começou a fornecer almoço e lanche da tarde, com auxílio de uma cozinheira e de uma secretária. Após quatro anos, a AINDA foi reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, passando a receber verba municipal e outra federal, que ajudam na manutenção.

Hoje a AINDA é reconhecida como Utilidade Pública não só Municipal, mas também Estadual e Federal e possui registros no Conselho Municipal da Assistência Social, Secretaria da Promoção Social Municipal, Conselho Nacional de Assistência Social e Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.

 

Prêmios

Em 2002, a entidade recebeu o Prêmio “Personalidade de Destaque” pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira, e em 2004 a Câmara Municipal de Limeira concedeu a Medalha “DOM HELDER”, e em 2011 pela Câmara de Direitos Humanos e Cidadania. Em 2012, recebeu prêmio pelo trabalho desenvolvido à comunidade, concedido pela Usina Iracema, e em 2016, prêmio da Revista Proativa como “Empresas e Personalidades em Destaque”. Esses prêmios são a comprovação de que os trabalhos realizados pela AINDA têm alcançado seus objetivos.

Missão

 

 

Nossa missão é promover a melhoria da Qualidade de Vida dos deficientes físicos, através da Inclusão Social e do Exercício Pleno da Cidadania.

 

 

Visão

 
 
 
Nós procuramos ser referência no atendimento à pessoa com Deficiência Física.

 

 

Valores

 

  • Respeito à Diversidade
  • Prática do Voluntariado
  • Responsabilidade Social
  • Comprometimento
  • Isenção: sócio, político, partidária e religiosa